INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Diversas maneiras de trabalhar a integração Sensorial, tato, auditiva, olfato e visão. Sendo trabalhada de forma lúdica e divertida. Deixando a criança explorar as possibilidades e desenvolver as habilidades. A integração sensorial é um processo cujo cérebro organiza as informações com a finalidade de dar uma resposta adaptativa adequada, criando habilidade inata de organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente que auxilia o ser humano em seu uso funcional.
PSICOMOTRICIDADE E INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Ver a evolução do nossos assistido é muito prazeroso. Os desafios estão sendo vencidos. O sorriso por poder realizar pequenas coisas que antes parecia impossível. A criança que sofre com a questão sensorial, conseguindo mexer com tinta, areia, sem sofrimento. Podendo vencer as barreiras dentro do seu tempo. Ahh! tem a PSICOMOTRICIDADE contribuindo para o desenvolvimento corporal. Em nosso espaço usamos também a parede de escalada em alguns desafios.
FAZ DE CONTA
A criança através do faz de conta, conseguiu expor seus medos de uma forma lúdica e criativa. Dentro deste momento foi possível, ajudar a criança com estratégias para lidar com a ansiedade e os medos. Ansiedade é uma preocupação que todos sentem e que é muito importante para que as pessoas possam se cuidar dos perigos reais. Mas em excesso faz mal. Aqui nesta imagem, durante o atendimento a criança reproduziu a viagem de avião que havia feito.
Pareamento e seriação
O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.
Essa é uma proposta de jogo não estruturado. A criança encontra um conjunto de peças de jogos classificadas por cores. A partir daí, brinca livremente. Pode ordenar as peças, enfileirar, empilhar.
Já seriação tem papel fundamental na construção de conhecimento matemático. Seqüenciar é fazer suceder, a cada elemento, outro, sem levar em conta a ordem linear de grandeza desses elementos.
Jogos Educativos
A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Motricidade ampla com obstáculo
A sugestão da criança e criar obstáculo, fez com que nosso profissional trabalhasse motricidade ampla, trabalhar movimentos maiores do nosso corpo: mexer os braços, pernas e mãos, andar, correr, sentar, se inclinar para frente, carregar, empurrar, rolar entre outras atividades, fazem parte das abordagem em nossas terapias.
Família faz parte do desenvolvimento
Nós do CEDEPSI fazemos o convite (quando necessário) dos pais para fazer parte da sessão de terapia. Para o público infantil sabem que a família possui extrema importância no desenvolvimento da criança. Embora o processo terapêutico também conhecido como psicoterapia, necessite ter a frente um profissional capacitado para desenvolvê-la, – nesse caso o psicólogo – a construção de um pacto entre o profissional, a criança e a família para que se obtenham resultados positivos, se materializa como uma demanda necessária para sua condução.